Make your own free website on Tripod.com

Conceito de Projecção e Tipos de Projecção

O conceito de projecção é tão comum na vida do ser humano que chega a ter um carácter intuitivo. Projectar significa "lançar contra" ou "incidir sobre" e as formas mais comuns de projecção estão sempre associadas à luz como elemento projectante que incide sobre alguma coisa material.

Um primeiro exemplo onde aparece o conceito do projecção é a formação da imagem no olho humano. Nesse caso, raios luminosos que são reflectidos por um objecto, atravessam a pupila e atingem a retina produzindo a imagem que vemos.

Numa máquina fotográfica verifica-se um processo semelhante àquele do olho, no qual a retina é substituída pelo filme e a pupila substituída pelo diafragma. Através da objectiva da máquina fotográfica obtemos também uma imagem que resulta da projecção dos raios luminosos sobre uma película sensível à luz, neste sentido uma fotografia é também o resultado duma projecção.

Figura 4

 

Outro exemplo, seria o de um projector de diapositivos ou de filmes, no qual uma película translúcida contendo uma imagem é colocada entre una fonte de luz e um ecrã. Efectivamente, numa sessão de diapositivos ou de cinema, estamos perante imagens ou formas projectadas na superfície dum ecrã situado diante dos nossos olhos.